Aqui vai parte de um filme que reproduzi no museu de Segedunum, falando sobre o impacto da chegada dos romanos e da construção da Muralha nos povos locais.
I recorded this short movie in Segedunum Museum, it’s about the impact of Roman civilization and the building of the Wall upon native tribes.
Texto do filme traduzido:
A Muralha de Adriano é um monumento ao poder e sofisticação de um dos maiores impérios que o mundo já conheceu.
A fronteira Noroeste do enorme /vasto Império Romano se estendia por milhares de km. incluindo limites naturais como o Rio Reno e o Deserrto do Saara. Mas foi aqui, no longinquo norte, que o Imperador Adriano decidiu construir o mais impressionante marco dos limites do império.
Estendendo-se por mais de setenta milhas (112 km), de costa a costa, a Muralha consistia num conjunto de fortificações, milecastles* e torres de vigia. Foi uma das grandes realizações da época e hoje é um Patrimônio Histórico Mundial. Quase dois séculos após sua construção, ainda restam trechos que se estendem ao longo de milhas em campo aberto e também sob vilas e cidades.
Wallsend ocupa um lugar especial no extremo leste da Muralha. Segedunun era o ultimo de uma série de fortes ao longo da Muralha e abrigava cerca de seiscentos homens. Do forte, a muralha descia até o rio Tyne, fazendo deste a fronteira natural até a costa.
A vinda dos romanos tornou Walssend irreconhecível. Nunca antes havia sido construído ali algo do porte da Muralha. A larga escala de atividade,a capacidade de construir, criar e organizar deve ter impressionado os moradores. Os Romanos trouxeram um novo nivel de civilização a Wallsend. Milhares de pessoas ali chegaram, vindas de toda a Europa, trazendo consigo novas línguas, novas idéias e novas formas de fazer coisas. Sua presença fez a economia crescer e se expandir. Mesmo sendo apenas a borda externa do Império, Wallsend fazia parte de uma enorme rede política e econômica, conectada ao vasto mundo como nunca ocorrera antes. O grau de atividade aumentava gradativamente acompanhando o crescimento do assentamento civil em volta da fortaleza militar.
Três séculos depois, a vida do povo de Wallsend tinha se interligado à dos Romanos. As pessoas lutavam para os romanos, trabalhavam com eles e comerciavam com eles. Provavelmente já se consideravam Romanos. Adotaram as idéias, costumes e tradições comuns a todo o Império Romano.
Para o povo de Wallsend, o Império Romano jamais desmoronou, apenas foi desaparecendo. As pessoas voltaram a viver como seus antepassados. Vidas simples em fazendas simples, quase de subsistencia. O Império Romano tornou-se uma lembrança distante.
A Revolução Industrial levaria Wallsend novamente ao cenário mundial.

Deixe um comentário